Já parou para pensar na quantidade de processos necessários para o bom funcionamento de um supermercado? E como é importante ter ferramentas tecnológicas que promovam melhorias para a verificação desses processos?

Supermercados possuem um sistema complexo, primeiro porque lidam com uma grande quantidade de mercadorias em larga escala e, além disso, a variedade de produtos é imensa, o que gera a necessidade de cuidados específicos para manuseio, acondicionamento, transporte, etc.

Seus procedimentos necessitam ser muito bem gerenciados para que todas as fases, desde a entrada da mercadoria na loja, até a compra do cliente, funcionem perfeitamente.

É preciso que haja uma validação dos processos bem feita, e a utilização de um checklist de supermercado é um item essencial para que esse controle seja realizado de forma segura, envolvendo todas as unidades e diferentes setores de uma rede de supermercado.

Sugestão de leitura: Auditar, inspecionar e obter resultados sempre à mão!

Vantagens do checklist para supermercado

São inúmeras as vantagens que a utilização de um checklist para supermercados possibilita, que passam pelos procedimentos de conferência das lojas, controle de validade dos produtos, verificação da limpeza, abertura e fechamento das lojas e dos caixas, áreas como mercearia, hortifruti, adega, entre outros.

Cada setor possui diferentes processos e o checklist vai direcionar os pontos a serem monitorados.

1. Permite mais eficiência aos processos

Ao utilizar o checklist, os profissionais conseguem verificar os processos com mais agilidade e com mais segurança, pois existe um detalhamento de todas as atividades e tarefas que precisam ser concluídas para determinado serviço, mantendo o mesmo padrão. Isso facilita a execução e controle dos processos.

2. Controle de procedimentos (melhoria na gestão)

Realizar o controle dos procedimentos torna-se mais simples para os gestores, pois eles conseguem ter o acesso rápido aos itens listados no checklist e isso possibilita um melhor monitoramento, além de facilitar a avaliação e definição de novas estratégias para melhorias nos processos avaliados.

Esse controle fica ainda mais assertivo com a utilização de uma plataforma especializada para a aplicação de  checklists de inspeções, vistorias e/ou auditorias, com a possibilidade de personalização e acesso a distância, on e offline, pelos profissionais envolvidos na validação dos processos.

3. Fidelização de clientes

O que toda empresa busca, no final das contas, é conquistar e manter clientes. E para isso, muito trabalho precisa ser feito muito antes do contato direto com esse cliente em potencial.

Trabalhar em todas as frentes para garantir o padrão de qualidade exige processos bem definidos, e ter um checklist vai possibilitar que a entrega do seu produto ou serviço seja realizada com excelência.

Ao chegar no espaço da loja, o cliente vai reparar na limpeza do local, na condição das estruturas, na qualidade do atendimento, disposição e variedade dos produtos, entre outros detalhes, e tudo isso deve ser padronizado e verificado periodicamente.

4. Melhoria na logística

A utilização do checklist também traz benefícios para a logística. A verificação do estoque, identificação de quais pedidos precisam ser feitos; verificação dos fornecedores, qualidade da entrega dos produtos:

  • tempo,
  • temperatura correta,
  • peso,
  • quantidade recebida,
  • cumprimento de todas as especificações
  • atendimento aos requisitos do produto.

Foco na Qualidade

A qualidade deve ser a palavra-chave e o principal objetivo na montagem de um checklist para supermercado.

Com foco na qualidade da entrega de produtos e serviços ao cliente, é possível garantir a validação de processos no estabelecimento com rapidez e segurança.

Como utilizar o checklist mais adequado para supermercados?

É importante buscar uma plataforma que ofereça praticidade, agilidade, e que permita customizações, facilitando sua adequação a determinada unidade ou determinado setor.

O aplicativo AuditeFácil é ideal para a montagem de um checklist de supermercado, pois além de ter modelos específicos para o setor, possui um formato que permite personalizações adequadas ao seu negócio.

O acesso ao aplicativo é realizado de forma online ou offline, de qualquer lugar. Ou seja, gestores podem monitorar os processos a distância, criar e definir novos critérios ou itens de verificação/inspeção com facilidade, mantendo o padrão alto de qualidade em todas as etapas de verificação, garantindo a satisfação dos clientes. 

Quer conhecer mais sobre o app Auditefácil e ter a oportunidade de melhorar sua gestão e encantar cada vez mais seus clientes com alto padrão de atendimento?

Clique aqui e conheça nosso app.

E-book Audite Fácil - Check List Inspeção e Auditoria
Um novo jeito de fazer auditoria periódica e inspeções
Tag: , , ,
Tag: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *