No texto de hoje vamos falar um pouco sobre a importância do item “8.1 – Planejamento e controle operacionais” da ISO 9001:2015, que estabelece o que se espera das empresas em relação a produção e prestação de serviços, dedicando às suas áreas de atuação e buscando garantir a qualidade do produto/serviço entregue ao cliente.

O que prevê a norma ISO 9001?

“8.1 Planejamento e controle operacionais

A organização deve planejar, implementar e controlar os processos (ver 4.4) necessários para atender aos requisitos para a provisão de produtos e serviços e para implementar as ações determinadas na Seção 6 ao:

(…)

d) implementar controle de processos de acordo com critérios;

Nota-se que um dos objetivos deste item é certificar que a parte produtiva de uma empresa esteja devidamente estruturada de maneira a fornecer produtos e/ou serviços de qualidade para o cliente.

Dessa forma, é necessário garantir que todos os processos estejam sendo executados de forma planejada e controlada.

Para que isso aconteça, a ISO 9001:2015 desmembrou o item “8.1 – Planejamento e controle operacionais” em 5 aspectos fundamentais para a operação (alíneas A, B, C, D e E):

a) determinar os requisitos para os produtos e serviços;

b) estabelecer critérios para processos e aceitação de produtos e serviços;

c) determinar os recursos necessários para alcançar conformidade com os requisitos do produto e serviço;

d) implementar controle de processos de acordo com critérios;

e) determinar e conservar informação documentada na extensão necessária.

Mesmo que não seja o objetivo da empresa uma Certificação, como, por exemplo, na ISO 9001, é muito importante para o negócio, planejar, implementar e melhorar os processos. Isso permite a realização de serviços/produtos com qualidade e em conformidade com os requisitos estabelecidos.

A importância da Verificação para o seu negócio

Imagine que você seja proprietário de uma rede de lanchonetes. Não basta apenas fazer o melhor salgado da região.

Você tem que verificar, por exemplo, se os produtos estão sendo expostos de forma adequada, o estoque é suficiente para um determinado período, controlar a validade dos insumos e produtos para evitar desperdícios, os funcionários estão atendendo de maneira cordial, ágil e seguindo as normas sanitárias, dentre outras situações.

Hoje em dia, os clientes prezam não apenas por produtos de qualidade. Eles valorizam também o atendimento recebido e eficiência dos serviços. Você tem uma marca a zelar.

Por isso, é muito importante planejar, controlar e gerir de forma estratégica, capacitando mão-de-obra, qualificando fornecedores e utilizando de metodologias capazes de reduzir perdas, aumentar lucratividade e consolidar ainda mais a marca.

O primeiro passo é verificar se todos os processos internos estão organizados, desde processos do dia a dia até aquelas mais esporádicos. Padronizá-los é uma tarefa muito trabalhosa no início, mas após mudanças implementadas, o resultado é gratificante.

Como a organização da loja pode influenciar na satisfação dos clientes, todas as áreas e atividades da empresa precisam ser padronizadas, inclusive aquelas que apresentam riscos ambientais, à saúde e segurança do trabalho.

Como padronizar de maneira eficiente?

Nesse momento imagino que você está se perguntando: “Existem alguma forma de realizar essa padronização de uma maneira mais fácil e eficiente? A resposta é SIM. Através de listas de verificações (checklists) você consegue determinar quais os itens serão verificados.

E já pensou em utilizar um aplicativo que permita verificar a qualidade dos serviços/produtos realizados e ofertados?

Além disso, controlar se tudo que está programado está sendo realizado, além de gerar dados e resultados específicos para cada tipo de avaliação, inclusive com fotos? Com o auxílio de um aplicativo instalado em um tablet ou smartphone, em que você pode utilizá-lo inclusive offline, tudo fica mais fácil e eficiente.

Todas essas avaliações contribuem, e muito, para a tomada de decisões estratégicas da empresa. Com esses dados, você conseguirá controlar estoque, mantendo sempre os ingredientes disponíveis, bem como monitorar se os produtos comprados foram entregues corretamente. Poderá, ainda, verificar se precisa adquirir novas máquinas e ferramentas para aumentar e melhorar a produção.

Audite Fácil: controles operacionais e padronizações

E por isso que a Verde Ghaia está lançando o aplicativo Auditefácil.

Essa ferramenta permite realizar inspeções periódicas e auditorias em qualquer tema e em qualquer área de qualquer tipo de negócio de uma forma inteligente, simples e fácil.

Por meio dele será também possível avaliar as condições de qualidade, identidade visual, e sanitárias das lojas, evitando insatisfações dos clientes e danos à imagem da sua empresa.

Outra vantagem do Auditefácil é poder inspecionar no mesmo aplicativo as condições de segurança e saúde dos colaboradores, reduzindo o risco de acidentes laborais, bem como doenças ocupacionais como o próprio COVID-19.

É importante ressaltar que otimizar o controle e padronização dos processos de sua empresa ajudará na divisão das responsabilidades, entre todos os envolvidos na produção e reforçará a qualidade da entrega final.

E para contribuir com o crescimento da sua empresa, o Auditefácil é a ferramenta ideal.

Acompanhe as redes sociais da Verde Ghaia para ficar ligado no lançamento oficial do APP Auditefácil no dia 15/07/20.

Agende uma apresentação exclusiva para você e sua empresa.

Marco Túlio Furlan  – Consultor Auditefácil

Tag: , , , ,
Tag: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *