No post anterior, falamos que para se manter forte no mercado, é necessário prezar pela qualidade, alinhando condições adequadas de trabalho, funcionários com alta produtividade e adoção de práticas capazes de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de danos ao meio ambiente.

Também abordamos sobre a Cultura da Antecipação, que nada mais é do que a prática reiterada de atos e comportamentos proativos para se verificar periodicamente  as condições ideais de elementos relevantes para a organização, bem como se manter alerta quanto às mesmas.

E-book Audite Fácil - Check List Inspeção e Auditoria

O primeiro passo, é definir quais os objetivos a serem alcançados com a utilização do aplicativo e em quais tipos de empreendimento se pretende

Identificar, Antecipar e Prevenir riscos à Saúde e Segurança

quais os objetivos a serem alcançados

No artigo de hoje, apresentarei um pouco mais sobre a importância da cultura de segurança, que é um dos vieses da cultura de antecipação nas empresas.

Com ela, as empresas conservam a mentalidade do comportamento seguro e mantém a prática de se identificar, antecipar e prevenir riscos à saúde ou integridade físicas dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Além de essencial para a gestão de qualquer organização, é uma importante aliada na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A legislação relacionada à segurança do trabalho que as empresas devem atender é bastante rígida, estando inclusive sujeitas a aplicação de multas e outras punições severas, em caso de descumprimento de medidas de segurança.

Os prejuízos com um acidente de trabalho são muito maiores que somente financeiros. Quando um funcionário perde a vida ou a saúde, sua família sofre, gera desconfiança nos demais funcionários e prejudica a reputação da própria empresa.

Diante desses cenários, os gestores das empresas estão compreendendo a importância do atendimento da legislação e para isso, adotando medidas estratégicas que visam consolidação do engajamento da equipe com práticas seguras e em consequência, o crescimento sustentável da empresa.

quais os objetivos a serem alcançados

Como implementar uma cultura de segurança na sua empresa?

quais os objetivos a serem alcançados

A cultura de Segurança é constituída por práticas, atitudes e normas de trabalho que são compartilhadas entre a administração e os funcionários. Todos dentro da organização desempenham um papel importante na garantia da segurança de outros funcionários. Essa deve ser uma realidade em todas as empresas, cada uma adequando aos seus riscos.

Para estabelecer uma cultura de segurança nos locais de trabalho, é necessário estabelecer uma abordagem de toda equipe e atitude proativa de todos para a compreensão dos indicadores de condições inseguras.

As empresas devem implementar programas de segurança baseado em comportamentos que garantam que todos adotem as melhores práticas no ambiente de trabalho.

No entanto, mesmo existindo alguns elementos críticos semelhantes a diversos ramos de atividades, a definição e os objetivos da cultura de segurança devem considerar, principalmente, os elementos específicos do negócio.

Podemos citar como alguns benefícios com a implementação de uma cultura de segurança a redução de número de acidentes e a consequente redução de custos decorrentes dos mesmos, bem como maior competitividade para empresa, aumento da produtividade, crescimento e engajamento.

Uma empresa com uma cultura de segurança madura não se abstém de mudanças sistémicas, mas adota práticas e meios que estimulem comportamentos seguros e a melhoria contínua.

quais os objetivos a serem alcançados

Auditefácil: ferramenta ideal para implementar uma Cultura de Segurança

quais os objetivos a serem alcançados

Diante desses cenários, o aplicativo AUDITEFÁCIL é uma ferramenta de trabalho fundamental, uma vez que permite a realização de vistorias, inspeções e auditorias, de forma simples e fácil, sem burocratizar a realização das atividades e tarefas.

Ele viabiliza aos gestores um controle das atividades, e visualização dos desvios, riscos e oportunidades de melhoria até de forma remota.

O AUDITEFÁCIL proporciona uma série de benefícios aos usuários, como a possibilidade de tirar fotografias, anexar documentos, criar planos de ações rápidos, antecipando problemas como reclamações, perdas, retrabalhos, acidentes, aumento de despesas e outros, mantendo a sustentabilidade de seu negócio.

Apoia a manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, facilita a inspeção de uso adequado das ferramentas.

Enfim, apoia no controle de segurança e qualidade dos processos e atividades e proporciona aos funcionários uma maior autonomia no cumprimento de suas atividades de acordo com os padrões exigidos.

quais os objetivos a serem alcançados

Como o AUDITEFÁCIL pode auxiliar na Cultura de Segurança?

quais os objetivos a serem alcançados

Com o aplicativo, o usuário pode criar sua própria lista de verificação ou utilizar modelos prontos. É possível utilizar listas para verificar se as atividades, instalações, máquinas, equipamentos, serviços, produtos ou matérias primas, estão em conformidade com as recomendações da empresa ou requisitos legais.

Ele pode ser perfeitamente aplicado em todo tipo de empreendimento. Desde o comércio em geral, como lojas e supermercados, até escritórios, atividades industriais e de prestação de serviço.

Pode ser aplicado, para promover e garantir a manutenção do padrão de qualidade dos produtos e serviços e consequentemente, alavancar as vendas, para reduzir os números de retrabalhos, perdas, custos, acidentes riscos ocupacionais ou ambientais.

O primeiro passo, é definir quais os objetivos a serem alcançados com a utilização do aplicativo e em quais tipos de empreendimento se pretende utilizá-lo.

Para uma atividade industrial, por exemplo, é possível criar listas para verificação do funcionamento de máquinas, o estado de conservação das ferramentas e se estão atendendo as expectativas, se os equipamentos de proteção disponíveis aos colaboradores estão sendo utilizados corretamente e se estes estão realizando suas atividades com primazia.

quais os objetivos a serem alcançados

Aumento de produtividade nas rotinas de trabalho

quais os objetivos a serem alcançados

Ao criar uma rotina de trabalho, a empresa aumenta a produtividade da equipe, além de garantir condições que preservem a saúde e segurança dos colaboradores.

O AUDITEFÁCIL contribui para que os colaboradores sigam todas as informações que são passadas e necessárias às suas atividades e permite que os gestores acompanhem as operações.

A padronização das atividades reduz a incidências de erros, contribuindo assim para a criação de um ambiente mais seguro. Otimizando as tarefas que cada colaborador deve executar, permite que ele evolua no seu desempenho geral e adquira mais experiência. Tendo mais prática, reduz o risco de acidentes.

Logo, a utilização do AUDITEFÁCIL auxilia as empresas no crescimento de seus negócios e sua marca, pois contribui com a garantia da saúde e segurança dos colaboradores, da preservação ambiental, e com o compromisso com qualidade dos produtos e serviços, por meio do monitoramento e melhoria dos processos e aperfeiçoamento dos serviços prestados ou produtos finais entregues.

Conheça na prática os resultados gerados pelo AuditeFácil.

Marco Túlio Furlan – Consultor AuditeFácil

Tag: , , , , , , ,
Tag: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *