A Lista de Verificação ou também conhecida como checklist é uma ferramenta importante para uma gestão adequada e que busque pela melhoria contínua dos processos internos da empresa. Isso porque, o objetivo de se criar uma lista de verificação é ajudar a avaliar o adequado andamento das tarefas operacionais e ainda, contribuir para que as equipes identifiquem todos os itens que precisam ser verificados periodicamente, para que nada saia dos padrões ou dê errado.

Além disso, o checklist ajuda a visualizar mais claramente, o que precisa ser melhorado, aperfeiçoado, trocado ou submetido à manutenção periódica. E não podemos contar com a sorte nesses momentos e muito menos só com a memória, que é suscetível de falhas, esquecimentos. Por isso, o checklist ou lista de verificação é tão importante numa gestão.


O que é uma Lista de Verificação ou Checklist?

O Checklist nada mais é do que uma lista de itens, definida para certificar que as condições de um determinado serviço, produto ou processo esteja em conformidade com os requisitos estabelecidos pelas normas, exigências do mercado ou pela própria  empresa.

Assim, é possível verificar nessas Listas a situação dos itens verificados, informando se há requisitos não cumpridos, problemas nos processos, maquinários com defeitos, equipamentos de segurança em estado precário, armazenamento de produtos inadequado, resíduos acondicionados ou descartados de forma incorreta, dentre vários outros itens.

Ao criar uma Lista de verificação é importante entender dos processos da sua empresa, principalmente da(s) área(s) que será(ão) verificada(s), de modo, que seja possível atestar se todas as etapas ou itens da lista foram cumpridos de acordo com o estabelecido.

Para que serve um Checklist?

Primeiramente, a Lista de Verificação ou Checklist serve para auxiliar as equipes na execução das tarefas, alinhando-as aos procedimentos adequados de cada uma dessas tarefas, evitando assim, o famoso retrabalho, e até mesmo doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, ambientais, ou acidentes de consumo.

Pode-se evitar também, desvio de qualidade dos produtos, reclamações de clientes e até cancelamento de contratos, dependendo da extensão dos desvios ou problemas evitados. Além disso, o checklist ajuda na otimização dos processos da empresa, como na identificação de possíveis erros ou riscos significativos para que seja implementada uma gestão preventiva.

Muitas empresas utilizam o Checklist como uma ferramenta de auxílio na qualidade dos processos. Por isso, é muito comum que as empresas optem por esse tipo de ferramenta. Contudo, há o problema, que está na quantidade de papéis e na consolidação dos dados para tomada de decisão.

Papéis, anotações e lembranças: grandes vilões da sua Inspeção

Sabe-se que muitas inspeções são feitas ainda, usando papel e prancheta. Com isso, muitas empresas perdem seus dados e tomam decisões erradas por não terem tudo em mãos, no momento que mais necessitam. Pensando nesses inconvenientes, o app Audite Fácil foi criado para você lançar os dados na hora da sua inspeção, centralizando todos os dados em um só lugar, além de mantê-los sempre atualizados e com registro de todo o seu histórico.

Assim, você terá informações de todas as inspeções relacionadas às áreas e poderá tomar as decisões com assertividade e segurança. Confira o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o App AuditeFácil.

Quando usar o Audite Fácil?

O Audite Fácil pode ser utilizado em diversas ocasiões e te permite customizar as informações para que a sua Lista de Verificação fique exatamente com os dados que você deseja obter, para uma gestão eficaz em QSSMA – Qualidade, Saúde e Segurança Ocupacional e Meio Ambiente, por exemplo.

Você pode utilizá-lo também para realizar inspeções de recebimento de matérias primas, e até mesmo para saída (fabricante/distribuidor) ou chegada (comerciante/distribuidor) de produtos.

Pode ser utilizado também para verificar o atendimento aos requisitos de qualidade dos processos, desde condições higiênicas das instalações e equipamentos, até o uso de EPI´s, e observância das boas práticas de fabricação. 

No comércio é muito útil na checagem e conferência de estoque, seções, gôndolas, corredores, tudo para garantir que os produtos estejam bem apresentáveis, em quantidade e qualidade adequadas para que seu negócio se mantenha sempre no topo, e bem procurado pelos clientes.

Qualquer que seja a área da empresa, ele também pode ser utilizado para a verificação periódica das condições de segurança do trabalho e saúde ocupacional, tais como a utilização de EPI´s, a inexistência de comportamentos ou condições inseguras, incluindo maquinário e as estruturas físicas da empresa.

É bastante eficaz também na verificação de riscos de impactos ambientais, já que permite realizar inspeções com registros de fotografias e vídeos, bem como inclusão de documentos anexos, o que é essencial para verificação do atendimento aos requisitos de armazenamento de produtos químicos, bem como acondicionamento, segregação e descarte de resíduos, entre outros aspectos ambientais.

O App AuditeFácil foi desenvolvido para atender os mais diversos segmentos, visando sempre a melhoria, agilidade e segurança das informações dos seus processos.

Quem pode elaborar a Lista de Verificação?

É importante deixar claro, que a Lista de Verificação não pode e não deve ser equiparada a uma planilha de excel. E quando se comete esse equívoco, na hora de elaborar o checklist, pode acontecer de produtos, processos, insumos ficarem de fora da sua Lista de Verificação.

Desse modo, a Lista de Verificação não pode ser compreendida como um simples registro de conforme ou não conforme! É ela quem vai orientar todos os seus processos de melhoria, manutenção e treinamento. Portanto, aconselhamos que, antes de criar a sua Lista, defina os processos com as equipes setoriais e entenda os porquês de cada etapa do seu procedimento de inspeção.

DICA: Na hora de criar seu próprio Checklist, deixe bem claro quais são os objetivos.

Tenha claro que o seu Checklist é uma ferramenta poderosa e que vai trazer dados importantes para os processos operacionais e estratégicos da sua gestão. E que o Audite Fácil será um grande aliado para alavancar suas vendas e também para aprimorar  sua gestão de QSSMA, sistematizar, extrair e gerar o melhor resultado possível para sua gestão.

Quer saber mais sobre o que Audite Fácil pode fazer pela sua Gestão? Entre em contato, que vou apresentar a solução para suas Inspeções de qualidade, meio ambiente ou de saúde e segurança ocupacional!

Elias Temponi | Consultor Jurídico

Tag: , , , , , , ,
Tag: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *