Cultura de Prevenção e Antecipação em QSSMA– O Retrato da prática de Inspeções e Auditorias nas Empresas.

A realização de inspeções e auditorias de QSSMA, Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente é muito importante para garantir melhorias constantes na gestão empresarial e oferecer mais segurança aos processos e atividades na organização.

Maior o Controle, menores são os Riscos.

Quanto maior a o monitoramento e o controle dos elementos críticos dessas áreas, exercido pelas organizações, maior também será a redução dos riscos de doenças, acidentes ocupacionais, ambientais e de consumo. Além de evitar retrabalhos e desvios de qualidade dos produtos e serviços.

Por consequência, maior a demonstração de comprometimento e respeito com seus profissionais, o ambiente que os cerca, a sociedade e seus clientes.

Para entender um pouco melhor como é o comportamento das empresas brasileiras em relação à práticas de prevenção e controle dos elementos críticos  de QSSMA. A Verde Ghaia realizou uma pesquisa que foi  disponibilizada a 1.723 empresas clientes em todo o Brasil, e a qual apontou vários dados que vão ajudar a explicitar como essas empresas operam em relação às suas inspeções e auditorias.

  • O resultado da pesquisa apontou que 23% das empresas realizam inspeções periódicas de para elementos e condições críticas que ofereçam riscos de impactos ambientais;
  • outros 23% realizam inspeções para elementos e condições críticas que possam interferir na qualidade do produto ou serviço;
  • 20% para elementos e condições críticas que ofereçam riscos de doenças ou acidentes ocupacionais;
  • e apenas uma minoria de 5% dos que responderam à pesquisa não possuem a prática de realizar inspeções periódicas, realizando a verificação dos elementos críticos de QSSMA apenas em auditorias.
resultado da pesquisa apontou empresas que realizam inspeções periódicas e condições críticas de riscos de impactos ambientais.

Em relação à periodicidade de tais inspeções, a maioria das empresas realiza mensalmente, cerca de 28%.

Outros 25% realizam inspeções diárias, 20% semanalmente, 12% fazem inspeções trimestralmente, e apenas 7% realizam inspeções uma vez a cada semestre.

25% realizam inspeções diárias, 20% semanalmente, 12% fazem inspeções trimestralmente, e apenas 7% realizam inspeções uma vez a cada semestre.

Metodologia de execução: Formulários impressos ainda são maioria

Um dado que chama a atenção é a forma como esse controle dentro das empresas é feito.

Grande parte das empresas ainda depende de formulários impressos para realizar a maioria de suas inspeções e auditorias, ou não possuem um registro formal para suas inspeções, operando apenas inspeções visuais: são 78% nessa situação.

Outros 30% utilizam planilhas de excel e outros formulários digitais como forma de controle para um ou mais de seus elementos críticos. A utilização de softwares e aplicativos específicos para inspeções só é feita por cerca de 10% das empresas participantes da pesquisa.

Metodologia de execução:  Formulários impressos ainda são maioria.

Para 76% dos participantes, a forma como as inspeções preventivas são realizadas dentro da sua empresa é considerada eficaz, e 24% consideram as ações ineficazes.

Necessidade de Inspeções e Auditorias mais ágeis

Apesar do número alto de participantes que considera eficaz a forma como as inspeções acontecem na sua empresa, são também 76% que afirmam que seria interessante ter algum recurso tecnológico que facilitasse a realização e o controle de suas inspeções e auditorias.

A necessidade de um recurso mais ágil, que consiga integrar os diversos processos que são necessários para inspeções e auditorias, foi citada por grande parte dos participantes na pesquisa. Necessidade de otimização de tempo, personalização e praticidade foram os termos mais citados.

De forma geral, a pesquisa demonstrou que muitas empresas ainda trabalham sem uma ferramenta específica para a realização de inspeções e auditorias, e que a falta de um recurso integrado pode fazer muita diferença.

Recursos Tecnológicos para inspeções e auditorias

Para conseguir realizar inspeções e auditorias de forma mais prática e fácil, de forma a facilitar a incorporação das mesmas as tarefas e rotinas é fundamental contar com recursos tecnológicos que tenham aderência à realidade das empresas.

Desse modo, se facilita o engajamento e a disseminação da cultura de antecipação. É importante ter uma ferramenta que seja personalizável, fácil de usar no modo online ou offline e que possa funcionar em diferentes plataformas.

Aplicativos específicos para essa tarefa, como o AuditeFácil, podem contribuir muito para a sistematização e consolidação das informações, facilitando a análise a evolução dos processos economizando tempo e deixando as operações mais seguras.

Quer conhecer mais sobre o aplicativo Auditefácil? Clique aqui e enevie um e-mail para agendar uma apresentação do App AuditeFácil!

Tag: , , , , ,
Tag: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *